Produtos destinados aos setores de cana de açúcar e florestal ganharam maior ímpeto nos últimos meses – com destaque para uma série de lançamentos dedicados para esse fim, na última edição da Fenatran.
Setores ligados ao agronegócio, um dos segmentos que historicamente vem dando maior fôlego para a economia brasileira, também ‘agitam’ o setor automotivo, com destaque para o desempenho da Volvo.
Informe de mercado da montadora aponta que o mercado para veículos fora de estrada representou 16,5% das vendas totais de caminhões no primeiro trimestre de 2018, e desse mercado, a Volvo participa com 43% das vendas junto ao segmento de cana de açúcar – para veículos acima de 15 toneladas.
“O mercado de caminhões vocacionais pode ser dividido em quatro grandes grupos: transporte de cana de açúcar, transporte para construção civil, transporte florestal e transporte para mineração”, destaca em nota o diretor comercial de caminhões da Volvo, Bernardo Fedalto.
“A Volvo cresceu em quase todos esses segmentos nos primeiros meses do ano. Se fizermos uma média, praticamente dobramos nosso market share, passando de 15% (2017) para 29% (2018 / 1º trimestre)”, diz.
“Na cana estamos liderando o mercado com 43% de participação. É um segmento em que nos destacamos ao desenvolver produtos especiais para atender expectativas de clientes que exigem alta tecnologia e produtividade em seus caminhões. Como exemplo, temos o VM Canavieiro e mais recentemente o VM Autônomo, que está muito próximo de chegar ao mercado”, ressalta o gerente comercial de caminhões vocacionais Volvo, Jeseniel Valério.