O Grupo Carrefour Brasil, uma das maiores redes varejistas do Brasil, recebeu da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) o Prêmio Rama na categoria Varejo. É a terceira vez consecutiva que o grupo tem essa distinção.
O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) é uma das iniciativas mais significativas em curso no Brasil e envolve o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, além de carnes.
Em 2017, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo de qualidade Garantia de Origem – programa desempenhado pela marca desde 1992, que assegura uma produção ambientalmente correta e socialmente justa.
Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não inclui a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 82%. Ao considerar todo o quadro de fornecedores da rede, 95% aderiram ao programa.
“Cada vez mais as pessoas desejam consumir de forma mais saudável e mais sustentável, tanto para o bem de sua saúde, como para a preservação do planeta. Para atender essa crescente demanda por informações e padrões de qualidade impecáveis sobre os produtos, o Grupo Carrefour vai liderar esse movimento global, permitindo que os nossos clientes consumam melhor todos os dias”, destaca em nota o diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Paulo Pianez.
Desde que passou a integrar o programa, a área de Segurança Alimentar do Carrefour coletou amostras de diversos fornecedores pelo país. Atualmente, todos aqueles que integram a marca própria da rede ou que recebem o selo Garantia de Origem já seguem as diretrizes do Rama.
A adesão ao programa e demais práticas da companhia estão alinhadas ao plano Carrefour 2022, divulgado em janeiro deste ano pelo Grupo Carrefour, que tem como uma de suas principais ambições para os próximos cinco anos ampliar a oferta de alimentos de qualidade, confiáveis, acessíveis e a um preço justo.
Carrefour 2022 – Linhas Gerais
O Carrefour estabeleceu para si uma ambição universal: permitir que seus clientes consumam melhor, tornando-se o líder mundial da transição alimentar para todos. Para redinamizar seu crescimento, o Grupo dá início a uma profunda transformação por meio do lançamento do plano “Carrefour 2022” que tem quatro pilares:
Pilar 1
- Implementar uma estrutura organizacional simplificada e aberta. Para tirar o melhor proveito de seus ativos – multipaíses, multiformatos e multicanais – o Grupo simplifica sua estrutura organizacional e se abre ainda mais para a formação de parcerias, alavancas de crescimento e inovação:
- Racionalização dos escritórios do Grupo na região de Île-de-France;
- Plano de demissão voluntária na França para 2.400 pessoas;
- Desenvolvimento de novas parcerias à semelhança dos recentes acordos com a Fnac-Darty, Showroomprivé e com a Tencent, na China, parceria anunciada hoje.
Pilar 2
- Atingir ganhos de produtividade e competitividade. Para investir no crescimento e melhorar sua competitividade de preço, o Carrefour reforça sua seletividade na alocação de seus recursos e sua disciplina financeira:
- Orçamento global de investimentos de 2 bilhões de euros por ano;
- Investimentos na competitividade comercial e no desenvolvimento dos produtos da sua marca própria;
- Redução de custos de 2 bilhões de euros a partir de 2020 em base anual; Plano de fechamento de 273 lojas ex-DIA;
Pilar 3
- Criar um universo omnicanal de referência O Grupo quer se tornar referência no universo omnicanal ao investir em seus formatos de sucesso, tornando-se líder em e-commerce alimentar e se apoiando no poder de sua marca:
- Abertura de 2.000 lojas de proximidade nos próximos 5 anos nas grandes metrópoles;
- Aceleração do formato de cash&carry com 20 novas lojas Atacadão por ano no Brasil, conversão de 16 hipermercados em Maxi na Argentina, e expansão do Promocash na França;
- Investimento massivo em tecnologias digitais de cerca de 2,8 bilhões de euros até 2022;
- Lançamento, em 2018, de uma plataforma de vendas única na França, o Carrefour.fr;
- Meta de 5 bilhões de euros em volume de negócios no e-commerce alimentar até 2022.
Pilar 4
- Reformulação da oferta a serviço da qualidade dos alimentos O Carrefour tem a ambição de oferecer a todos os consumidores, diariamente, uma alimentação de qualidade, confiável, acessível em qualquer lugar e a um preço justo:
- Um milhão de consumidores adicionais para produtos frescos na França até 2022;
- Crescimento três vezes maior das vendas de produtos frescos em relação às vendas de PGC até 2022;
- Meta de 5 bilhões de euros em vendas de produtos orgânicos em 2022;
- Um terço do volume de negócios correspondente aos produtos da marca Carrefour até 2022.