O Global EV Outlook 2023*, relatório divulgado pela IEA (International Energy Agency) revela que o mercado de veículos elétricos atravessa um momento de crescimento exponencial, tendo superado a marca de 10 milhões de unidades em 2022. Em números, o organismo destaca expansão de 14% em 2022, ante desempenhos também crescentes de 9% em 2021 e 5% em 2020.
A China é o grande mercado polarizador de veículos elétricos, respondendo por 60% do total de vendas globais. ‘Mais da metade dos veículos elétricos rodando no mundo estão na China’, destaca o relatório do IEA.
Ao lado da China, Europa e Estados Unidos fecham o triunvirato dos principais polarizadores de veículos elétricos hoje. Na Europa, de cada cinco veículos vendidos em 2022, um foi elétrico. Esse mercado registrou expansão de 15% no ano passado.
Nos Estados Unidos, o segmento de elétricos já responde por 8% do mercado automotivo local. As vendas cresceram 55% em 2022, e o IEA estima que continuem bem fortes em 2023.
Entre janeiro e março deste ano, o mercado norte-americano já comercializou o equivalente a 2,3 milhões de unidades de elétricos, salto de 25% sobre igual período de 2022, com projeções apontando para 14 milhões de unidades até 31 de dezembro do corrente ano, ou 35% de expansão e participação de 18% sobre o mercado automotivo local.
O Relatório destaca que fora desses três mercados, o veículo elétrico ainda apresenta números incipientes, embora aponte bons resultados na Índia, Tailândia e Indonésia, onde as vendas – somadas – chegaram a 80 mil unidades em 2023, ou o triplo do resultado apurado em 2021.
Na Tailândia, os elétricos participam com 3% do mercado automotivo local, sendo participações de 1,5% na Índia e Indonésia.
Para mais informações, acesse: Global EV Outlook 2023*
*O Global EV Outlook é uma publicação anual que identifica e discute os desenvolvimentos recentes na mobilidade elétrica em todo o mundo. É desenvolvido com o apoio dos membros da Electric Vehicles Initiative (EVI).