O setor de construção vem registrando tendência de recuperação nos principais mercados globais e segundo a Case Construction Equipment, essa também é uma realidade no Pará e Maranhão.
Para Marcelo Leite, diretor da Protec, concessionária da Case Construction Equipment nesses estados, a aposta é de ‘forte’ crescimento na demanda por obras de infraestrutura.
A mensagem otimista foi passada a cerca de 200 clientes da Case durante lançamento das novas versões de pás-carregadeiras da CASE: W20F e 621E, cujas aplicações se destinam aos segmentos de construção, locadores, agronegócio, mineração e madeireiros.
“O mercado de construção no Pará, por enquanto, ainda está muito lento, com poucas obras. Mas deve haver uma melhora devido a demanda de obras que o estado precisa, sobretudo infraestrutura rodoviária”, avalia o executivo.
A Protec tem participação geral de 15% no mercado de máquinas de construção no Pará e 25% no segmento de pás-carregadeiras, mas projeta crescimento para o próximo ano. “O mercado de construção no Pará, por enquanto, ainda está muito lento, com poucas obras. Mas deve haver uma melhora devido a demanda de obras que o estado precisa, sobretudo infraestrutura rodoviária”, avalia Marcelo Leite, diretor da concessionária.
Os principais diferenciais dos novos modelos de pás-carregadeiras CASE são a durabilidade, menor custo de propriedade e consumo de combustível.
W20F
O destaque é o motor mecânico e sem componentes eletrônicos N67 da FPT Industrial, que atende à legislação MAR-I/Tier 3 e desenvolve 152 hp de potência bruta.
Tem manutenção barata, facilidade de acesso ao motor, menor nível de ruído externo e produtividade 13% maior – com a curva de torque do novo motor, que permite obter o torque máximo mais rápido e mantê-lo por mais tempo se comparado com a W20E.
“Isso permite que a máquina encha uma caçamba mais rapidamente, aumentando o rendimento do trabalho”, diz o gerente de Marketing para a América Latina da Case, Maurício Moraes. Segundo o executivo, a versão W20F, oferece manutenção até quatro vezes mais fácil que a W20E devido às novas portas de acesso ao compartimento do motor e ao reposicionamento das caixas de baterias.
O modelo é equipado com sistema Cooling Box standard e similar ao dos modelos nacionais da Série E (621, 721 e 821) para melhor refrigeração e aumento da vida útil dos componentes, destaca.
Outro fator relevante é que a W20F usa pelas em comum com outros modelos. O motor da W20F é mecânico, mas da mesma família dos utilizados em outros modelos de pás-carregadeiras da marca (621E, 721E e 821E).
Outro ponto destacado foi a eliminação do ruído da marcha lenta e reduzido o nível de ruído externo para 107 dBA, que está em linha com os melhores do mercado.
- Características da W20F
- Motor/ Potência bruta – 152 hp (113 kW) @ 2500 rpm
- Caçamba standard – 1,91 m³
- Peso Operacional: 10.050 kg
- Carga de Tombamento: 6.108 kg
- Carga Operacional: 3.054 kg
- Força de Desagregação: 8.126 kg
A621E
A pá carregadeira A621E chega com nova motorização que reduz em até 10% o consumo de combustível. Trata-se do motor eletrônico da FPT Industrial NEF6 Mar-I/Tier 3 com duas curvas de potência e três modos de trabalho (standard, econômico e automático).
As diferenças são sentidas na curva de torque que permite atingir a potência mais rapidamente e mantê-la por mais tempo, garantindo agilidade ao encher a caçamba.
As peças também são comuns a outros modelos, o que facilita na manutenção.
O óleo do motor, o filtro do motor e o filtro de ar agora tem necessidade de troca duas vezes menor do que na versão anterior; quanto ao líquido de arrefecimento, quatro vezes menor. Isso representa menor custo de manutenção e maior disponibilidade de máquina.
Características 621E
- Motor/ Potência bruta: 137 hp (102 kW) @ 2000 rpm
- Caçamba standard: 2,1 m³ (2,75 jd³)
- Peso Operacional: 12.100 kg
- Carga de Tombamento: 8.953 kg
- Carga Operacional: 4.476 kg
- Força de Desagregação: 11.841 kg