Sistema que se autorregula e realiza até 1.800 intervenções diárias sem a necessidade de ações do operador;
Já não é de hoje que as inovações tecnológicas estão presentes e são fundamentais para o bom desempenho dos diversos setores e segmentos da economia, notadamente na agricultura de precisão – o setor cresceu 15,1% segundo o desempenho do PIB Brasileiro de 2023.
Um novo exemplo – gratificante – vem da colheitadeira de grãos Case IH Axial-Flow Série 250 Automation, que associa inteligência artificial e machine learning – através de 16 sensores espalhados pela máquina que permitem realizar até 1.800 intervenções diárias durante a operação de colheita, assumindo até 90% das operações sem a necessidade de ações do operador.
“A Série 250 Automation está disponível no mercado há mais de três anos. Com base em um estudo realizado por uma consultoria externa, observamos que ela tem 30% a mais de capacidade operacional, além de apresentar até 8% a mais de economia de combustível ao ser comparado com o nosso principal concorrente”, comenta em nota Rodrigo Alandia, diretor de Marketing de Produto da Case IH para a América Latina.
Desde 2023 a linha conta com melhorias, dentre elas: nova cabine, iluminação 100% LED, novo tanque graneleiro (com capacidade para 12.400 litros) e novo tubo que garantiu uma evolução de 25% na taxa de descarga de grãos.
O equipamento poderá ser visto na 24ª Expodireto Cotrijal, a ser realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS), de 4 a 8 de março. No evento, a Case IH também apresentará outros produtos e soluções, dentre eles: plataforma de grãos Draper 4F e a Plataforma de Milho IH, a plantadeira Easy Riser; os tratores Puma e Magnum; e as colheitadeiras Axial-Flow Série 150.