Complexo industrial e portuário, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), grande quantidade, além de potencial gigantesco de fontes de geração de energia renovável – baseadas nos sistemas eólico e solar, em toda a Região Nordeste -, são pilares estratégicos de atração que posicionam o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado entre os municípios cearenses de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, como um dos mais expressivos hubs de produção de hidrogênio verde do mundo.
Os destaques são de Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e uma das 100 mais influentes personalidades do setor de energia nacional, que participará do evento “A evolução do mercado de hidrogênio verde – H2V no Brasil”, organizado pelo Instituto de Engenharia, dia 19 de setembro, das 9h00 às 14h00.
O Complexo já conta com 32 memorandos de entendimento estabelecidos com empresas de todo o mundo, sendo quatro mais adiantados. O aporte de US$ 90 milhões, recebidos do Banco Mundial para aplicação em obras de infraestrutura do Complexo, além da celebração do corredor verde de hidrogênio – estabelecido com o Porto de Roterdã, a principal entrada do H2V na Europa -, também estarão sendo destacados pelo especialista.
O painel Infraestrutura Portuária para o H2V também contará com as participações de Fábio Grandchamp, Vice-Presidente Executivo de Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e de Eduardo Ferreira Kantz, Diretor do Porto do Açu (RJ).
O evento híbrido “A evolução do mercado de hidrogênio verde – H2V no Brasil”, organizado pelo Instituto de Engenharia, ocorrerá dia 19 de setembro, das 9h00 às 14h00, em sua sede à Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana (SP).
SERVIÇO – A Evolução do Mercado de Hidrogênio Verde- H2V no Brasil
- Quando: 19 de setembro
- Horário: das 9h00 às 14h00
- Local: Instituto de Engenharia – Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, (SP)
- Inscrições: Evento gratuito – Híbrido / Presencial