O Aeroporto Internacional de Guarulhos passa a ter um novo gestor a partir deste sábado, 16.
Após três meses de gestão partilhada com a Infraero, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos – formada com 51% das ações pertencentes à Grupar (Grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero – assume o maior terminal de passageiros da América Latina.
O plano total de investimentos programado para o aeroporto é de R$ 6 bilhões até 2032, sendo de R$ 3 bilhões até a Copa de 2014.
A Concessionária já nasce com uma força de trabalho de 1.200 profissionais (400 absorvidos da Infraero) e 1.000 contratações. Para chegar ao número ideal, de 1.600 funcionários, a Concessionária deve contratar pelo menos mais 400 pessoas.
Para as obras voltadas à Copa do Mundo, a nova gestora destaca o edifício-garagem, com 2.644 vagas a ser entregue em abril e início de operação em maio. Hoje, 75% das obras já foram concluídas.
A principal obra em andamento é o Terminal de Passageiros (T3). A fundação está praticamente concluída sendo prevista a colocação dos primeiros pilares da estrutura de cinco andares ainda neste mês.
O T3 está previsto para começar a operar em maio de 2014 e terá capacidade inicial para 12 milhões de passageiros por ano. Na área restrita do novo terminal, haverá um hotel cinco-estrelas, com 50 quartos, voltado para passageiros em conexão internacional, e outro na área externa, com 250 quartos.