A Continental Pneus está dando um novo e importante passo dentro do mercado brasileiro. Alinhada à tendência global do grupo e, principalmente, de suas principais concorrentes, a empresa está entrando no mercado brasileiro de recapagem, através de sua divisão ContiRe – a unidade de recapagem da empresa em nível mundial.
A base para isso é a implantação integral do conceito ContiLifeCycle – prestação de serviços completa ao ciclo de vida do pneu -, e cujo conceito base se foca sobre as bandas de rodagem ContiTread – bandas que seguem as especificações e o desenho do pneu original adquirido pelo cliente.
Ao todo, a Continental Pneus – unidade ContiRe Brasil – trabalhará com uma gama de 11 desenhos de bandas. São elas : HSR, HSR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL ECO Plus, HSU1, LSU1, HSC1, HSC e HDC1. Uma 12ª banda está sendo programada para os próximos meses – para o HTR2 SA.
Segundo o diretor-superintendente e responsável pelas operações comerciais de Pneus da Continental na América Latina, Renato Sarzano, todas as bandas a serem comercializadas no Brasil serão importadas da unidade mexicana da Continental em Morélia, no México – fábrica que recebeu aportes de recursos em janeiro deste ano, tendo sua capacidade de produção duplicada visando o atendimento da demanda ContiRe no Canadá, Estados Unidos e México.
‘Parece novo. Roda como novo !’ Esse é o principal conceito que está por trás da estratégia da Continental Pneus – unidade ContiRe – para a conquista de novos e potenciais mercados no Brasil.
“O conceito que estamos trazendo ao mercado nacional já está bastante avançado na América do Norte”, disse Sarzano ao ressaltar que ao trabalhar o conceito de recapagem a Continental consegue ‘fidelizar’ sua base de clientes, tornando o trabalho de campo (venda de pneus novos) mais fácil.
“A partir desse momento temos como atender nossa base de clientes oferecendo uma plataforma completa de serviços, que atende a todo o ciclo de vida do pneu”, disse.
O conceito do ContiLifeCycle é bem simples: o cliente adquire um pneu original da Continental, e ao realizar as operações de recapagem, tem, dentro do processo ContiRe a reforma com os desenhos originais da banda – e ou da linha de pneus Continental -, o que confere um custo/km menor.
Ao realizar esse processo, a Continental dá garantia ao pneu recapado até a terceira recapagem. “Até agora assegurávamos um processo de recape, mas a partir de agora estamos estendendo isso para até duas recapagens, ou seja, a terceira vida do pneu”, disse Sarzano.
Custo por km/rodado
O custo por km rodado é um dos alicerces da estratégia destacada pelo gerente do setor de recapagem da Continental Pneus, Wilson Rozella. “A maximização do retorno sobre o investimento é um dos principais objetivos da Continental em relação aos seus clientes”, disse o executivo, ao reforçar que a oferta de recapabilidade possibilidade pela ContiRe vai alavancar ainda mais as vendas de pneus novos da empresa no Brasil.
“Estamos falando de um novo modelo de negócios que vai atuar em um potencial de 7,8 milhões de pneus reformados no Brasil, algo em torno de R$ 5,6 bilhões por ano”, destacou Rozella.