Uma das principais tendências do mercado global de pneus, especialmente no de transporte de cargas é a eclosão de sistemas de controle de pressão e temperatura (TPMS), ou sistemas de gerenciamento de frotas baseados em chips que depositados dentro dos pneus, transmitem as informações necessárias para quem conduz o veículo ou para o gestor da frota baseado na empresa, de forma on-line.
Quem, inicialmente falou do tema foi a Pirelli, que juntamente com a Schrader, desenvolveu o Cyber Fleet – que inclusive está em testes em frotistas e transportadores no Brasil.
Mas agora foi a vez da Continental AG vir a público e anunciar que também vai entrar nesse jogo com o lançamento do ContiPressureCheck, um sistema de alerta precoce contra vazamentos lentos de ar dos pneus, que permite ao condutor do veículo a correção da pressão correta.
Segundo o diretor de marketing e vendas de pneus de caminhões da Continental Europa, Herbert Mensching, estudos apontam que 90% das falhas de um pneu decorrem de vazamentos lentos por causa da perda gradual de pressão.
Herbert Mensching atesta que o ContiPressureCheck elimina esses problemas e mede, de forma constante, a temperatura e a pressão dos pneus e envia essas mensagens para o condutor do veículo – através de um spot no painel do caminhão.
Segundo o executivo, quando os pneus velhos estão para ser substituídos, o ContiPressureCheck pode ser removido e inserido nos pneus novos. A vida útil da bateria é de 600 mil milhas.
O novo produto será comercializado a partir de 2013 na Alemanha, Polônia Bélgica e países baixos e Turquia.