O Departamento de Pesquisas da Cooper Tire apresenta nesta quinta-feira, 15, os trabalhos que vem desenvolvendo com o Guaiúle – um arbusto nativo do deserto de Chihuahua, no México, e do Sudoeste dos Estados Unidos, que representa uma fonte alternativa de látex para a produção de borracha natural, em substituição ao látex produzido a partir da hevea brasilienses.
O cientista e pesquisador chefe da Cooper Tire, Dr. Howard Colvin, apresentará o trabalho desenvolvido pela companhia durante a 24ª reunião anual da Association for the Advancement of Industrial Crops (AAIC, na sigla em inglês), em Sonoma (Califórnia).
A Cooper conta com o apoio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, além do Serviço de Pesquisas Agrícolas e do Departamento de Energia dos Estados Unidos – que subsidiam as pesquisas através do aporte de US$ 6,9 milhões para o desenvolvimento do projeto.
O tempo de maturação para as pesquisas é de quatro anos e o objetivo da Cooper é o de desenvolver processos que tornem viável a produção de borracha natural a partir do guaiúle, seja como insumo para a confecção de pneus, seja como insumo na forma de biocombustível.
Outras grandes empresas do setor pneumático também buscam fontes alternativas à hevea brasilienses – e ao látex obtido a partir de seringueiras, e isso inclui também o Dandelion, ou dente de leão, originário da Rússia.
Para mais informações, acesse:
Cooper ganha suporte para desenvolver borracha natural de guaiúle
Apollo Vredestein produz pneus com dandelion e guaiúle
Bridgestone busca fonte alternativa para borracha natural
Indústria de pneus corre atrás de alternativas à borracha
Bridgestone anuncia evolução positiva da borracha de Dandelion
Goodyear desenvolve pneu com base no óleo de soja
Firestone apresenta pneu agrícola feito com óleo de soja
Genomatica, Novamont e Versalis-Eni buscam alternativas às borracha sintética e natural
Lanxess lança borracha à base de cana-de-açúcar