A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé-MG) já está operando um novo Centro de Distribuição e Insumo, em instalação sete vezes maior que o antigo CDI.
O novo centro é fruto de investimentos de R$ 11,9 milhões ao longo dos últimos 10 meses – de obras – e totalmente operacional, com destaque para o maior espaço de armazenamento, controle de estoque inteligente, estrutura mais ecológica e segura e a localização próximo ao Complexo Japy e de rodovias que permitem fácil acesso para os caminhões.
Segundo o coordenador de Logística de Insumos da Cooxupé, Edson Moraes, são 6,3 mil metros quadrados de área, contra 1,2 mil metros quadrados do armazém do antigo – que permitirão armazenar e distribuir insumos agrícolas, material de uso e consumo, para todas as 41 unidades da cooperativa e lojas, UAs (Unidades Avançadas), Departamentos e aos cooperados.
“Ao todo, a capacidade é de 8 mil paletes e a estrutura permite uma armazenagem vertical, utilizando menos área em metros quadrados”, diz.
Além do CDI em Guaxupé, a Cooxupé possui centros de distribuição em São José do Rio Pardo (SP), que faz o abastecimento das lojas e Unidade Avançada do Estado de São Paulo, e em Coromandel, que abastece as lojas e Unidades Avançadas do Cerrado Mineiro.
Sustentabilidade
O espaço possui soluções que contribuem para a redução do consumo de energia, como claraboias, aberturas para ventilação natural, iluminação complementar com LED e as quatro empilhadeiras são elétricas sistema de Sprinkler, para o combate a incêndios, sensores de fumaça, câmeras de segurança e processos e sistema completo de segurança patrimonial. A divisão de defensivos agrícolas tem toda estrutura dentro da legislação, com porta selada, travas e sistema de contenção além de apresentar ainda um controle inteligente com três sistemas de automação que permite maior controle aos colaboradores para saber, por exemplo, o momento certo que cada produto deve ser enviado para às lojas e aos cooperados.
|