A Copersucar vai investir R$ 2 bilhões no Brasil até 2015.
Apenas para a safra de 2013/2014, a empresa pretende dobrar sua capacidade de embarque no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, para 10 milhões de toneladas por ano, terminal esse que está em processo de ampliação.
Para otimizar a capacidade de recepção de açúcar TAC a empresa está construindo uma moega rodoferroviária, estrutura adaptada para ampliar a capacidade de recepção de açúcar e otimizar o fluxo de armazenagem. Um armazém graneleiro está sendo erguido paralelamente à moega para aumentar de 110 mil toneladas para 330 mil toneladas a capacidade de armazenagem fixa do TAC.
A primeira fase da obra deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2013 e estará em operação no início da safra 2013/2014, programada para abril. O projeto de ampliação do TAC estará concluído em 2014, informa nota da empresa.
Outro investimento na Baixada Santista é o Terminal de Estufagem Copersucar (TEC), uma instalação retro portuária no município do Guarujá (SP). Em atividade desde junho de 2011, tem capacidade de estufagem de 16.000 contêineres por ano.
Para o etanol, o principal investimento é a participação, com 20% do capital, da Lógum, empresa responsável pela construção do etanol-duto que ligará os principais polos produtores do biocombustível aos centros consumidores.
A Companhia já deu início às obras de construção do Terminal de Tancagem de Paulínia, que será integrado ao etanol-duto com capacidade de armazenagem de 180 milhões de litros em sua primeira fase e movimentação anual de 2 milhões de m3. O investimento é de R$ 150 milhões e o início das operações está previsto para 2014.