A Corpus, especialista em coleta, transporte e destinação final de resíduos há mais de 30 anos, no Brasil, planeja ampliar sua frota com caminhões elétricos.
A primeira unidade 100% elétrica voltada para coleta de lixo de produção em massa do mundo, foi adquirida pela empresa em 2016, produzida pela chinesa BYD.
O modelo adota bomba de pistão Série 45 e módulo eletrônico PLUS+1 (para reduzir ruídos, diminuir o consumo energético), da multinacional dinamarquesa Danfoss.
“O que difere a bomba hidráulica de pistão dos demais tipos de bombas é a maneira como o bombeamento ocorre nesse equipamento, permitindo que os pistões se alterem durante o trabalho – o que ocorre dentro de um tambor em formato cilíndrico”, explica Fernando Gaspar de Oliveira, engenheiro de vendas da Danfoss.
O sistema da bomba de pistão com controle Load Sensing permite uma variação da vazão em função da carga exigida pelo trabalho, evitando desperdício de potência do motor.
“Buscamos o que há de melhor e mais tecnológico em todo o conjunto e procurávamos alternativas para redução de ruído”, aponta o gerente de manutenção de frota da Corpus, Charles Alves Fioravante.
A Corpus recorreu a Danfoss, que forneceu a bomba de pistão Série 45, comando hidráulico PVG 32 e o módulo eletrônico PLUS+1, que foram aplicados com a finalidade de reduzir ruídos, diminuir o consumo energético e aumentar o conforto dos motoristas e coletores.