O Corredor Metropolitano ABD está entre os melhores sistemas BRT (Bus Rapid Transit) do mundo, aponta avaliação do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), com sede em Nova York (EUA). O instituto presta consultoria técnica voltada para o transporte em diversos países, entre eles Argentina, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Indonésia e México.
O Corredor Metropolitano ABD é operado através do sistema de concessão pela Metra Sistema Metropolitano de Transportes, desde 1997 e é uma empresa do Grupo Auto Viação ABC.
A Metra dispõe de uma frota de 280 veículos – entre diesel, trólebus e híbridos -, que mensalmente atendem a 7,5 milhões de passageiros, num trajeto de 45 km de extensão distribuído entre nove terminais e 158 pontos de paradas de ônibus.
Em 2011, o corredor recebeu 70% de avaliações positivas do público usuário, um índice que superou pela primeira vez as avaliações do Metrô de São Paulo, até então o maior referencial de qualidade em transporte público do Brasil.
A avaliação usada pelos analistas do ITDP levou em consideração aspectos como acessibilidade dos sistemas, viabilidade econômica, qualidade da frota, velocidade operacional e satisfação do cliente.
Além do corredor São Mateus-Jabaquara outros três corredores brasileiros entraram no ranking do ITDP. Foram eles o TransOeste, no Rio de Janeiro, a Linha Verde e a Rede Integrada de Transportes, em Curitiba, e o Expresso Tiradentes, na cidade de São Paulo.
Na classificação final, a Metra se igualou no ranking com empresas que operam BRT´s nos Estados Unidos, França, Reino Unido e China.