A DAF, uma das líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., celebra um ano de produção da sua fábrica brasileira, a primeira da marca fora da Europa, localizada em Ponta Grossa, no Paraná.
Os próximos passos da empresa no mercado nacional já começaram, com a expansão da rede de concessionárias, ampliação das ações de pós-venda e testes dos próximos lançamentos – o pesado CF e novas versões do XF105 –, que acontecerão em 2015.
“Este foi um ano de grande aprendizado para a DAF e toda a nossa equipe. Finalizamos um investimento de US$ 320 milhões, que resultou na mais moderna fábrica do Grupo, pronta para produzir 10 mil caminhões por ano, em dois turnos. Estabelecemos concessionárias em todas as regiões do País, investimos em pós-venda e iniciamos os testes dos próximos lançamentos. E o mais gratificante, nossos clientes aprovaram e reconheceram todas as qualidades do nosso produto”, afirma Marco Davila, presidente da DAF Brasil.
Fábrica modelo
A unidade brasileira da DAF está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR. O espaço destinado à fábrica possui 270 mil m², pronto para futuras expansões, programadas de acordo com os próximos lançamentos e o crescimento do volume de vendas.
Todos os processos produtivos estão de acordo com o PPS (PACCAR Production System), sistema desenvolvido pela empresa, que garante a mais alta qualidade dos produtos. “Em um ano de atividade, conquistamos um dos mais baixos índices de não conformidades do Grupo, fruto de um time altamente treinado e integrado na cultura da DAF e, consequentemente, da PACCAR”, completa Davila.
Atualmente, a unidade brasileira emprega cerca de 190 colaboradores. Além de ser selecionada na região de Ponta Grossa, a equipe de produção foi treinada na DAF Academy. Alguns profissionais, inclusive, receberam capacitação técnica nas plantas da Holanda.
XF105 e novidades
Antes do lançamento no Brasil, o XF105 foi testado por grandes transportadoras locais. A iniciativa faz parte da estratégia comercial da companhia, que valoriza o “experimentar” como melhor argumento de venda.
O XF105 se destaca pelo conforto acima da média, robustez, potência e economia, a reposta ideal para as necessidades do cliente brasileiro. “Nos orgulhamos de conseguir oferecer, em pouco tempo, um caminhão extremamente competitivo em relação às tradicionais marcas. E estamos trabalhando para aumentar nosso mix de produtos, atendendo ainda mais às demandas do mercado”, completa o presidente.
Para a linha do XF105, estão programadas para lançamento em 2015: uma nova versão do motor MX com 510 cv, somando-se aos motores 410cv e 460cv; e a cabine Super Space Cab, que será a maior cabine do mercado, com 2,10 m de altura interna.
No próximo ano a DAF lançará também o CF85, que já está em testes nas transportadoras. O modelo será produzido na planta de Ponta Grossa e terá duas opções de cabine, duas de motorização e duas de configuração de tração. O novo extrapresado contará com índice de nacionalização compatível às exigências para financiamento pelo Finame.
Rede de concessionárias
Mais de R$ 200 milhões foram aplicados na instalação de 20 revendas, que atendem a todas as regiões do Brasil. Até 2015, serão 40 lojas em operação e, até 2019, a marca espera contar com mais de 100 concessionárias exclusivas.
“Os 15 grupos investidores selecionados assinaram contrato para a abertura de 60 revendas em médio prazo. Estamos avaliando propostas e novas empresas devem firmar parceria com a DAF. A qualidade do nosso produto e as perspectivas do Grupo com mercado brasileiro são pontos positivos para atrair novos investidores”, afirma Michael Kuester, diretor comercial da DAF Brasil.
A rede DAF também é responsável pelo pós-venda, um dos grandes diferenciais da marca no mundo. As concessionárias recebem ferramental, peças e treinamento necessários para garantir que o caminhão fique o menor tempo parado em manutenção.
Todas as revendas possuem instalações prontas para atendimento aos clientes, mecânicos treinados e estoque de peças completo. Cada unidade conta também com vans de emergência do DAF Assistance, programa de atendimento 24h.
A logística de componentes, a partir do Centro de Distribuição de Peças, em Ponta Grossa, atende aos padrões mundiais da marca. “Temos parceria com empresas de logística e contamos com o apoio dos concessionários para garantir o tempo de entrega e a excelência na qualidade, seja durante serviços de rotina ou emergenciais”, completa Kuester.
As informações são da assessoria de imprensa da DAF