A DAF Trucks NV – subsidiária da empresa norte-americana PACCAR firmou acordo com o VDl Group, com sede em Eindhoven (Holanda) para o desenvolvimento e produção da primeira série de caminhões elétricos da marca. O objetivo é lançar essa nova gama de produtos até o final do ano.
Segundo a DAF, essa primeira série de caminhões elétricos está baseada no modelo CF – que apresentam Tecnologia E-Power de última geração da VDL, de zero emissões e ruído ultrabaixo.
Pelo acordo entre as partes, os modelos serão fabricados pela DAF e toda a instalação elétrica será concluída pelo VDL Groep, em total colaboração entre ambas as empresas no segmento de eletrificação de veículos comerciais.
O caminhão CF Electric é um 4×2 desenvolvido para aplicações em áreas urbanas com restrições de até 40 toneladas, nas quais os semirreboques de eixo simples ou duplo são o padrão.
O caminhão tem como base o CF da DAF – “Caminhão Internacional do Ano em 2018” – e utiliza a avançada Tecnologia E-Power da VDL para operação totalmente elétrica.
O motor elétrico de 210 kW, o que equivale a 285 cv de potência, obtém sua energia do conjunto de baterias de íon-lítio, com capacidade total de corrente de 170 kWh e autonomia de operação de aproximadamente 100 km – distância que a empresa aponta como adequada para aplicações na distribuição de grandes volumes.
As baterias poderão ser carregadas e m 30 minutos, ou poderá receber uma carga completa em 1,5 hora.
“A DAF foi uma das primeiras fabricantes a introduzir um caminhão de distribuição elétrica e híbrida na Europa, e continua a desenvolver conjuntos propulsores híbridos e elétricos. À medida que as cidades anunciarem sua intenção de exigir emissões zero de poluentes e ruído ultrabaixo, asseguraremos aos nossos clientes soluções ideais”,, diz em nota o presidente da DAF Trucks, Preston Feight.
“A parceria com a DAF nesse caminhão elétrico é um desenvolvimento interessante e representa uma tremenda oportunidade para duas empresas de tecnologia sediadas em Eindhoven liderarem o mundo dos veículos comerciais”, diz o presidente da VDL Groep, Willem van der Leegte.
A VDL tem como ponto relevante na eletromobilidade sua experiência com a liderança em ônibus totalmente elétricos para transporte público, com centenas de unidades já entregues e operacionais junto a operadoras de transporte público da Europa.