A Daimler Trucks apresentou oficialmente ao mercado norte-americano, na sexta-feira, 08, dois modelos de sua linha de caminhões Freightliner elétricos para comercialização naquele mercado: são eles o pesado Freightliner eCascadia e o Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).
Além dos modelos elétricos, a empresa também anunciou a criação de sua unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o know-how em trens de força elétricos para veículos comerciais.
Os dois novos modelos elétricos do portfólio da Daimler Trucks North America (DTNA) se somam ao Mercedes-Benz eActros, ao FUSO eCanter, ao ônibus urbano Citaro e ao ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley.
Para a Daimler Trucks & Buses a mobilidade elétrica vem sendo encarada como um grande impulsionador de inovações na indústria de veículos comerciais e fator decisivo rumo a um futuro livre de emissões (de gases do Efeito Estufa).
O principal objetivo do Grupo é que a mobilidade elétrica deve ter bom custo/ benefício, tanto para o cliente, quanto para o fabricante.
Isso se consolidará ainda mais, a partir da EMG, que vai definir a estratégia para os componentes dos produtos e veículos elétricos e desenvolver uma arquitetura elétrica global padronizada, similar à plataforma global da Daimler Trucks para motores convencionais e componentes de trem de força.
Freightliner eCascadia
O modelo elétrico tem como base o Cascadia, caminhão pesado para longa distância e de maior sucesso no mercado do NAFTA, região de livre comércio da América do Norte. Com 730 cv, tem como destaque o capô no estilo americano. A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo recarregar 80% de sua bateria em 90 minutos para rodar mais 320 km.
Freightliner eM2 106
O caminhão leve é indicado para operações de distribuição. As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km e é possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.
As informações são da Daimler Trucks