O HíbridoBR e o Trólebus Articulado são as duas grandes novidades que a Eletra apresentará ao mercado durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, evento que se realizará em São Paulo, junto ao Expo Center Norte, entre os dias 10 e 12 de setembro.
Pioneira no segmento, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira em 1999 e está presente em mercados como São Paulo, Rosário (Argentina) e Wellington (Nova Zelândia), com cerca de 300 trólebus e 45 híbridos comercializados desde então.
“A nossa companhia nasceu com a responsabilidade de produzir veículos que acompanham as novas demandas de sustentabilidade das cidades brasileiras e do mundo. Hoje, oferecemos ônibus com as mais modernas tecnologias, desenvolvidas por engenheiros brasileiros, e com reconhecimento mundial”, destaca em nota a gerente comercial da Eletra, Iêda Maria Alves de Oliveira.
O HíbridoBr conta com duas fontes de energia: o motor elétrico, responsável pela movimentação do veículo e o motor diesel, que além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar opera em rotação constante, o que reduz a emissão de poluentes, pois nas acelerações é o motor elétrico que atua.
Um banco de baterias tracionárias complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário.
Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias por meio do conceito conhecido como “frenagem regenerativa” ou como ficou conhecido na Fórmula 1: KERS – Kinetic Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética).
As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas.