Se no segmento de caminhões médios os sinais positivos de vendas são melhores no chamado ‘longo prazo’ – no acumulado de janeiro a outubro as vendas do segmento médio cresceram 1,1% – no segmento de caminhões semipesados os melhores sinais são no ‘curtíssimo prazo’.
É o que mostra a Carta da Anfavea, boletim mensal distribuído pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) ao destacar um aumento de 12% nos licenciamentos de caminhões semipesados entre outubro contra setembro deste ano – ante recuo de 7% no acumulado do ano, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Foram 4.132 unidades vendidas em outubro e 3.689 unidades vendidas em setembro, com especial destaque para a ampliação de 34,5% das vendas da Mercedes-Benz (1.220 unidades vendidas em outubro contra 907 em setembro). A Ford também foi bem no ‘curtíssimo prazo’, com alta de 8% nas vendas ante 5,8% de expansão de vendas da MAN.
No ano, até outubro, as montadoras que atuam nesse segmento já venderam 37.060 unidades, montante inferior as 39.804 do mesmo período de referência de 2013.
MAN, com 33% de participação, domina o segmento, com 9,0 pontos acima da Mercedes-Benz, que detém 24% e quase o dobro da participação da Ford, de 17%.
A Volvo contabiliza 13% desse mercado, a Iveco 6% e a Scania 5%.
A fonte das informações é a Carta da Anfavea, boletim mensal distribuído pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cuja íntegra pode ser acessada no link abaixo: