Localizada na margem esquerda do Porto de Santos, a Embraport – Empresa Brasileira de Terminais Portuários, inaugurou, nesta quarta-feira, 03, o mais novo terminal portuário privado do Brasil, um investimento estimado em R$ 2,3 bilhões e que em sua primeira fase operacional conta com 653 metros de cais, 207 mil m² de pátio e capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
As atividades tiveram início com a escala do navio Mercosul Manaus, a primeira embarcação comercial a atracar no terminal. Operado pela Mercosul Line em parceria com a Login, a embarcação de 210 metros de comprimento e capacidade para 2.500 TEUs teve embarcados a soma de 271 contêineres, sendo 13 reefers (com cargas congeladas).
O trabalho de embarque envolveu 60 integrantes do terminal e foi realizado em nove horas.
Além do Porto de Santos, o Mercosul Manaus atende os Portos de Manaus, Suape, Paranaguá, Itajaí e Itaguaí. Este serviço operará escalas semanais no novo terminal, sendo que a partir de agosto, a empresa receberá também navios que atendem as rotas entre a América do Sul e o Extremo Oriente.
“O terminal é um dos mais modernos da América do Sul e contribuirá de maneira significativa para o incremento das movimentações do Porto de Santos”, destacou em nota o presidente da Embraport, Ernst Schulze.
O novo terminal está localizado entre os rios Diana e Sandi. Além da via marítima, possui acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangon (Rodovia Piaçaguera-Guarujá). Seu terreno é cortado por uma linha férrea, facilitando o transporte de cargas por esse tipo de modal.
Para mais informações acesse: www.terminalembraport.com.br