A Comissão de Comércio dos Estados Unidos deve concluir em 06 de março o processo por dumping praticado por empresas de pneus da China, destacam agências chinesas de informação.
Em 24 de janeiro passado, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos constatou que os preços de pneus de caminhões e ônibus oriundos da China continham subsídios e preços abaixo dos praticados pela concorrência junto ao mercado local.
O departamento norte-americano definiu a cobrança de taxas relativas a anti subsídios entre 38,61% e 65,46%, além da imposição de sobretaxa (margem antidumping) entre 9% e 22,57%.
Em 2015, os produtores chineses exportaram mais de 8,9 milhões de unidades de carga para os Estados Unidos, em negócios equivalentes a US$ 1,07 bilhão.
As empresas que receberam margens antidumping são: Xinhua Tire Corporation China, 9%, sendo outros produtores chineses: 22,57%.
Já as empresas eleitas às taxas de anti subsídio final foram: Double Coin Holdings Ltd (38,61%), Guizhou Tire Co Ltd (65,46%) e 52,04% para todos os outros produtores na China.
Os principais fabricantes chineses de pneus admitiram estar envolvidos nas medidas antidumping nos Estados Unidos, mas destacaram que o impacto sobre seus negócios seria limitado.
De acordo com as notas dos fabricantes, a Linglong Tire recebeu uma taxa antidumping de 22,57%; Triangle Tire, 9%, Aeolus 22,57% e Sailun Jinyu Tire, 9%. As quatro empresas também terão de pagar 52,04% do imposto anti subsídios ao governo dos EUA.
Transportepress.com com agências internacionais