Está na pauta do Congresso dos Estados Unidos a fundamentação de regras e normas voltadas para a criação de um padrão mínimo de desempenho para os pneus, especialmente focados na eficiência energética e tração em piso molhado.
No Senado, o projeto (já aprovado) está sendo encabeçado pelo senador Lindsey Graham e conta com o apoio da associação de fabricantes de pneus dos Estados Unidos, a RMA (Rubber Manufacturers Association). O tratado legislativo está baseado no texto ‘Tire, Efficiency Safety and Registration act of 2015’ e engloba não apenas os produtores de pneus, mas os revendedores e os consumidores, também.
A iniciativa vai de encontro ao processo de rotulagem de pneus, originariamente criado no Japão – de forma não obrigatória (uso compulsório) -, mas já adotado pela Europa e Coreia do Sul, tendo o Brasil como próximo mercado a se integrar à rotulagem.
Entre os pontos destacados pelo senador, o que se busca é a criação de um padrão já existente em outros mercados que ajude a garantir a eficiência energética e a tração em piso molhado dos pneus, bem como servir de contraponto para o aumento da segurança veicular.
Outro ponto destacado pela iniciativa é ampliar e melhorar a capacidade de registro dos fabricantes para notificações de recall diretamente para com os consumidores afetados, de forma que a troca possa ser feita de forma mais rápida e eficiente.
Desde 1982, todos os revendedores de pneus nos Estados Unidos são obrigados a registrar os códigos dos produtos que comercializam em suas lojas e hoje são obrigados, também, a fornecer um cartão de registro com o número de identificação de cada pneu adquirido aos clientes.
Com a rotulagem, as autoridades norte-americanas acreditam que os fabricantes passarão a ser mais eficientes e eficazes no cumprimento das regras e exigências de notificação de recalls aos seus consumidores.