Se de um lado a venda de caminhões Scania no Brasil em 2011, principalmente a partir do quarto trimestre, tornou-se “menos dinâmica”, já os negócios envolvendo ônibus foram ótimos: a demanda no mercado latino americano para a venda de ônibus cresceu 33%, mas a empresa destaca em seu relatório que o desempenho no mercado brasileiro foi bom até o momento da transição de motores Euro 3 para Euro 5.
“A produção de veículos com motores Euro 3 foi permitida até o fim do ano (2011) e as vendas podem ser feitas até o término do primeiro trimestre de 2012, mas provavelmente (a transição) irá afetar a demanda em curto prazo, já que os veículos Euro 5 são tecnologicamente mais avançados e têm um preço mais elevado que os veículos Euro 3”, destaca o relatório de desempenho da Scania em 2011.
Assim como a venda de caminhões, a Scania também registrou desempenho recorde na comercialização de ônibus em 2011. Foram 7.988 unidades em termos globais, ante as 6.875 unidades comercializadas em 2010. Na Europa, as vendas cresceram 9%, puxadas pelos mercados da Holanda e Espanha.
Já na América Latina, o desempenho foi 56% superior ao ano anterior, graças aos mercados brasileiro, mexicano e chileno.