Entre hoje e sexta-feira, as equipes de Fórmula 1 reunidas no circuito espanhol de Jerez poderão ter em mãos a nova gama de pneus Pirelli desenvolvidos para 2013.
Tempos de volta até meio segundo abaixo dos apresentados no ano passado representarão o primeiro impacto relativo aos novos pneus, avisa a Pirelli.
Outra alerta da fabricante oficial de pneus da F1 é para a alta degradação dos pneus traseiros, principalmente em Jerez, devido à rugosidade do asfalto, mas também aos novos compostos de borracha e construção empregados pela Pirelli.
Durante o lançamento da nova gama de pneus, em 23 de janeiro, a empresa já havia alertado para esse fato, destacando que neste ano são esperados pelo menos dois pit stops por corrida.
Cada carro terá 35 conjuntos Pirelli PZero com compostos macios, médios e duros. Não serão fornecidos os pneus extra macios ou supersofts, uma vez que as características desses pneus não se aplicam ao circuito espanhol, destaca a Pirelli em nota.
Outra novidade é a presença dos pneus rígidos PZero laranjas, que substituem a série anterior, de cor prata.
A Pirelli ressalta que neste ano serão permitidos um máximo de 100 jogos de pneus por carro para testes e que os pneus estão mais pesados. Os dianteiros contam com 200 gramas a mais, sendo 700 gramas a mais nos pneus traseiros.