A Força Aérea Brasileira (FAB) está integrando um novo Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) para o patrulhamento dos céus brasileiros durante a realização da Copa do Mundo. Trata-se do Hermes 900, um VANT produzido pela Elbit Systems UAS Divisions, de Israel (na foto acima).
O negócio envolveu a soma de US$ 8,0 milhões e inclui suporte logístico e garantia de um ano do equipamento, destaca em nota o Chefe do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), Brigadeiro do Ar Ricardo César Mangrich.
Missões de inteligência, proteção de fronteiras, controle de perímetro e de locais críticos são as principais aplicações do Hermes 900. O modelo pesa 1.180 quilos, pode carregar 350 quilos de carga útil e possui altitude de voo de 30 mil pés. Totalmente autônomo ele pode ser controlado a partir de uma estação em terra, transmitindo imagens e demais serviços de comunicação.
Outra característica operacional do Hermes 900 é o SkEye, um conjunto de 10 câmeras de alta resolução que permite a vigilância de uma região inteira. O software que processa o conjunto de imagens permite a visualização de maneira independente, o que possibilita monitorar dentro de uma mesma área diferentes alvos simultaneamente. Cerca de 10 pessoas são necessárias para operar a nova ferramenta.
A FAB já opera o modelo Hermes 450 – cuja principal aplicação se dá no combate a operações antiterrorismo. Esse equipamento pode chegar a 18 mil pés e carregar uma carga útil de 180 quilos, com alcance de até 300 km. (na foto ao abaixo)
Juntos, Hermes 450 e Hermes 900 farão a dobradinha da FAB, principalmente durante a Copa do Mundo. A Elbit Systems UAS Divisions, com unidade operacional em Porto Alegre (RS) dá todo o apoio técnico, logístico e de manutenção para aparelhos que já fazem parte da frota de VANTs da FAB e do Exército Brasileiro.
“Estamos muito orgulhosos de fornecer nosso Hermes 900 à FAB, que é o oitavo cliente a ser equipado com esse equipamento de ponta”, diz em nota o gerente-geral da Elbit Systems UAS Divisions, Elad Aharonson.
“A FAB poderá se beneficiar das vantagens de operações aéreas conjuntas dos dois modelos de Vants”, acrescenta. "É uma solução exclusiva para missões de inteligência, proteção de fronteira, infraestrutura e locais críticos”, destaca.