Para quem gosta de carros esportivos alemães tem novidade na praça. A BMW acaba de criar um novo filhote para a famosa Série 6. Trata-se do BMW Série 6 Coupé xDrive, seis cilindros em linha, movido a diesel.
Tração nas quatros rodas e dotado com a tecnologia TwinPower Turbo, a ‘criança’ vai de 0 a 100 km em 5,2 segundos. Se você não tem noção do que é isso, conte até cinco e o novo esportivo alemão já bateu 100 km.
Isso é possível, entre outras coisas, graças ao câmbio Xdrive – esportivo e automático – dotado de oito velocidades e que se apóia sobre um sistema de Controle Dinâmico de Estabilidade, o DSC.
Comentário à parte: como engenheiro gosta de dar nome pomposo para as coisas não? Xdrive, DSC… mas, enfim, dizem os engenheiros alemães que o tal DSC garante tração total nas quatro rodas, e permite um consumo entre 5,7 e 5,8 Km por litro. Para um motor de 313 cavalos, tá ótimo!
Um fato importante que ainda não chegou ao Brasil, mas é hoje uma das bases de compra e venda de veículos na Europa é: quanto o automóvel gera em termos de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Se você nunca ouviu falar em GEE, um desses gases é o famoso gás carbônico, o CO2. Sim! Aquela fumacinha que sai do escapamento do seu carro – que o catalizador ameniza um pouco o impacto – entre outros componentes poluidores é CO2.
A BMW informa ao consumidor que, dependendo do pneu escolhido para calçar os pés do Série 6 Coupé xDrive, a emissão de CO2 pode oscilar entre 149 a 153 gramas por quilômetro. Detalhe, as rodas da criança são de 19 ou de 20 polegadas. Escolheu a de 19 polegadas, polui menos. Vai a de 20 polegadas, mais CO2 no ar, lembrando que aro 19 e 20 é pneu de altissima performance, do tipo ‘nóis capota, mas num breca’!
Aqui no Brasil, você, em sã consciência, já pensou em chegar no vendedor da loja e perguntar: escuta, quero comprar esse carro, mas quanto ele emite de CO2?
O cara responde: hummm, esse ai faz 130 gramas por quilômetro, mas aquele ali é mais poluente, faz 100 Km em 3,0 segundos, mas em compensação, de CO2 joga 300 gramas por quilômetro de GEE na atmosfera. Ai você responde: Caramba? Então me dá o que polui menos!
Não ria. Prepare-se, você ainda vai se preocupar com o GEE quando comprar ou vender seu carro no Brasil.
Exemplo? Tempos atrás você ia na padaria da esquina e pedia quatro pãezinhos Hoje você pede: me dá 200 gramas de pão. Com o carro vá se acostumando: você ainda vai comprar um em gramas de CO2 por quilômetro. É a moda, o mundo, a geração Y, Z, W, F….. senta e relaxa!
Motor à diesel
No Brasil, esses motores equipam basicamente caminhões e caminhonetes, sendo muito raros em veículos de passeio, mas comuns em esportivos puro sangue importados – algo bem diferente de nossos hermanos argentinos que contam com essa motorização até mesmo em modelos básicos e que chegam a rodar 500 mil Km, ante os motores nacionais que botam a língua prá fora antes dos 300 mil Km.
Pois bem, se você se eleger à compra desse novo BMW, não vai dirigir um caminhão não. O perfil acústico do modelo inibe as vibrações, garantem os engenheiros da marca, e olha que quando alemão fala pode assinar embaixo: em condições normais, sem ativar o 4×4, 60% da potência do motor de 313 CV nutre as rodas traseiras e 40% as dianteiras.
Internamente, a BMW entrega o Série 6 Coupé xDrive com bancos de couro, volante com botões multifuncionais à lá Fórmula 1, monitor de controle em tela plana, faróis de Led, sensores de chuva, espelhos e retrovisores ajustáveis eletricamente – e aquecidos – e uma gama de pequenos agrados que farão com que o feliz comprador faça apenas uma coisa: ligue o motor e dirija.
Em tempo: A montadora alemã apresenta nos dias 06 e 07 de março, durante o Salão Internacional de Genebra, um novo carro conceito: o BMW Performance M. São 300 cavalos (seis cilindros), calçados em pneus de 18 polegadas em aro de liga leve e um design que é só olhar e babar.