Recife, Guarulhos e o bairro de Santo Amaro (SP) estão ganhando centros regionais de distribuição de serviços de transportes e de logística da FedEx, projetos que terão área construída superior a 50 mil metros quadrados e ampliarão a atual capacidade da empresa em quase 7%, para 720 mil metros quadrados.
Os novos centros fazem parte dos planos de expansão da maior empresa de transporte expresso do mundo no País e levam em consideração o processo de integração e sinergia com o Rapidão Cometa, empresa adquirida pela FedEx no ano passado.
O Centro Regional de Distribuição de Recife (Pernambuco), localizado no terminal multimodal do Cone, em Santo Agostinho, terá 30 mil metros quadrados e 25 mil posições-palete.
Nessa unidade serão oferecidos serviços ligados à cadeia de suprimentos, como armazenamento, picking (separação e preparação de pedidos), packing (embalagem de pedidos) e gestão de estoques, entre outros.
“O centro possibilitará a expansão das operações e desafogará a operação de transporte do centro de distribuição da Muribeca. Além disso, a proximidade com o Porto de Suape e o Aeroporto Internacional dos Guararapes facilitará o embarque de pacotes”, diz Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações para a América do Sul.
A consolidação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, área que influencia todo o Estado de Pernambuco e conta com mais de 100 empresas, que juntas geram mais de 25 mil empregos diretos, também foi determinante para a escolha do local, ressalta o presidente da FedEx Express Brasil, Américo Pereira Filho.
Em São Paulo
O novo Centro Regional de Distribuição em Guarulhos, onde a empresa já conta com uma unidade terá área de 19 mil metros quadrados e contará com 13 mil posições-palete, rampas de empilhadeiras, área de manobra para caminhões, bolsão de espera e entrada exclusiva para veículos leves.
Já a nova unidade em Santo Amaro está melhorando a distribuição de rotas e aumentando a eficiência na coleta e na entrega na zona sul de São Paulo e no ABC Paulista. Anteriormente, todas as encomendas eram levadas para a estação da Lapa e só então eram distribuídas.
“Com essa transferência, Santo Amaro recebeu 40 rotas. Isso reduziu o tempo de entrega e coleta de pacotes, pois os destinos ficaram mais próximos da nova estação. Graças a essa mudança, a FedEx percorrerá cerca de 950 quilômetros a menos por dia, eliminando quase 87 toneladas de emissões de CO2 anualmente – um volume que equivale à compensação de emissões de gás de efeito estufa de 348 árvores por ano”, destaca a gerente sênior de operações da FedEx Express, Vera Lima.
“Nossos couriers passarão mais tempo trabalhando em suas rotas, em vez de presos no trânsito. Obviamente, isso melhorará a qualidade de nossos serviços e diminuirá os custos de combustível, além de contribuir para o meio ambiente”, disse.