A FedEx estima a realização de volume superior a 290 milhões de envios de mercadorias entre os dias 28 de novembro e a véspera de Natal. O número representa alta de 8,8% em relação ao total movimentado durante o período de pico do ano passado e um novo recorde para a temporada de festas.
Diante desse quadro a empresa informa que vai reforçar suas operações em três momentos de pico de volumes em dezembro, esperados para ocorrer nas três primeiras segundas-feiras do mês, quando o volume diário deve ultrapassar os 20 milhões de envios em cada dia.
A expectativa é que 15 de dezembro seja o dia de maior movimento da história da FedEx, que espera movimentar 22,6 milhões de envios em todo o mundo.
Alguns desses 22,6 milhões de pacotes serão movimentados na América Latina e Caribe (LAC), graças ao crescimento de 22,1% nas vendas do comércio eletrônico da região este ano, destaca o informe de mercado da companhia.
Segundo a FedEx, com base em estudo da Nielsen, os latino-americanos são entusiastas das compras on-line e possuem alguns dos maiores índices de navegação na internet dentre os países pesquisados.
Os cinco mercados mais fortes e proeminentes para o comércio eletrônico da região são Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile.
Ações adotadas pela FedEx
Uma das ações da empresa para fazer frente a esse surto de demanda é a abertura de 50 mil novos postos de trabalho temporários em suas bases operacionais. As contratações incluem profissionais que atuarão no manuseio de pacotes, ajudantes, motoristas e outras funções de suporte.
A empresa destaca que “tendo em vista as expectativas de crescimento e a expansão da rede, a maioria desses trabalhadores sazonais terá a oportunidade de continuar trabalhando na FedEx após a temporada de festas”.
Volumes da FedEx ao longo últimos anos
Os volumes movimentados pela FedEx durante o período de festas cresceram regularmente com o passar dos anos.
Veja a seguir um detalhamento dos dias de pico de movimento da empresa desde 2007:
·17 de dezembro de 2007 – 11,5 milhões de envios
·15 de dezembro de 2008 – 12 milhões de envios
·14 de dezembro de 2009 – 14,2 milhões de envios
·13 de dezembro de 2010 – 15,6 milhões de envios
·12 de dezembro de 2011 – 17,2 milhões de envios
·17 de dezembro de 2012 – 19,9 milhões de envios
·16 de dezembro de 2013 – 22 milhões de envios