O mundo do transporte tem encontro marcado entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro. No período ocorrerá a Fenatran – 19º Salão Internacional do Transporte -, evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e que figura entre as cinco principais feiras do setor em todo o mundo.
“O setor está aquecido, as vendas de caminhões deste ano devem superar as do ano passado entre 7% e 10%”, destaca em nota o Conselheiro do Sindipeças, Antônio Carlos Bento de Souza. “O segmento continuará em expansão, prevemos um crescimento de 6% ao ano e isso se deve à forte ampliação da safra agrícola, crescimento do PIB de transporte, aumento das exportações por conta do dólar, compras governamentais e programas de infraestruturas”, aponta o executivo que se reuniu com a imprensa – juntamente com Paulo Octávio Pereira de Almeida e Rodrigo Rumi (vice-presidente e diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado), Flávio Beneti (presidente da NTC&Logística), Luiz Moan (presidente da ANFAVEA) e Alcides Braga (presidente da ANFIR) nesta semana para falar da exposição.
"Nesta edição vamos atualizar o que mostramos em 2011 de acordo com as novas exigências regulatórias. Esperamos sustentar um crescimento de 13% neste ano”, destaca em nota o presidente da ANFIR, Alcides Braga.
Com um discurso bastante otimista, o presidente da ANFAVEA, Luiz Moan, foi enfático ao afirmar que a Fenatran está inaugurando uma nova era no setor, trazendo produtos totalmente atualizados e equiparados a mais alta tecnologia mundial.
‘’Estamos com uma produção crescente, acima das expectativas para o ano de 2013. De janeiro a setembro temos um crescimento de 13% de licenciamento de pesados e 149 mil caminhões produzidos no Brasil, isso é motivo de orgulho, pois o patrimônio do país é o seu mercado interno’’, apontou o executivo.
Outro importante tema lembrado durante o encontro foi a Lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista.
O presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, explicou que a entidade vem trabalhando durante muitos anos para obter uma regra mais qualificada em defesa destes profissionais.
‘’Definimos uma idade média de uso de frota equivalente a 19 anos, mas sabemos que hoje 30% da frota de caminhões no Estado de São Paulo tem mais de 30 anos de uso. É preciso determinar um grande projeto de renovação e unir forças para buscar uma solução, que trará não somente a regularização do setor, mas também regras e um respaldo jurídico para o trabalhador’’, disse Benatti.
Entre as marcas confirmadas para o evento estão as maiores produtoras de veículos e motores como Agrale, DAF, Fiat, Hyundai, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Ford, Scania, Metro-Schacman, Sinotruk, e Volvo, os principais fabricantes de implementos, Random, Facchini, Noma, Guerra, Pastre, Rossetti, Rodolinea, Librelato e Rodoforte, além de lubrificantes, componentes, acessórios e fluidos, como Alcoa, Chevron, Michelin, Mobil, Shell, Texaco, Ipiranga, Voith, Positron, Pirelli, Bridgestone e Cummins. Os bancos Itaú e Bradesco também estarão presentes na feira.
O evento recebe, pela segunda vez, junto às instalações do sambódromo, a Fenatran Experience, o test drive de caminhões. Em 2011 foram mais de 5 mil km rodados, com a participação de 4 mil profissionais do setor. O objetivo da atração é levar uma experiência única aos visitantes que poderão testar os modelos mais modernos de caminhões.
Simultaneamente à feira, acontece a Conferência EcoTransporte & Logística, evento de conteúdo, que reúne renomados profissionais do setor para apresentar informações estratégicas e promover debates sobre as principais atualizações e adequações em sustentabilidade para transporte e logística. O evento acontece também em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro, das 9 às 18h, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi.
Como temas principais, os convidados explanarão sobre a eficiência energética em transporte & logística, iniciativas do governo e os impactos para o setor, renovação de frotas e viabilização financeira, logística reversa, portaria 544 do Inmetro para pneus, práticas de reciclagem em transporte e logística e sustentabilidade e produtividade.