Após sete anos, a Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) retomou o transporte de farelos até o Porto de Paranaguá.
A operação, retomada em dezembro de 2013, foi possibilitada pelo acordo comercial firmado entre a Ferroeste, a cooperativa Agrária, que é dona da carga, e a América Latina Logística (ALL), concessionária do trecho ferroviário entre Guarapuava e o terminal portuário, destaca em nota a agência de notícias do governo do Paraná.
Recentemente a Ferroeste adquiriu, pela primeira vez em sua história, duas locomotivas próprias. A operação, que teve investimento de R$ 2,2 milhões, vai permitir que a empresa amplie em 50% a capacidade de transporte em 2014.
Com a aquisição a Ferroeste pode levar as locomotivas de Cascavel a Ponta Grossa. Antes disso, os trens tinham que ficar parados em Guarapuava aguardando conexão. Com o ‘avanço’ operacional, a empresa passa a ter uma melhoria de 28% na produção, sem a necessidade de investimento em locomotivas e vagões.
“Com essa nova conquista, a Ferroeste vai ajudar a alavancar ainda mais a infraestrutura e o desenvolvimento do Paraná, além de agilizar a chegada desses produtos até o Porto de Paranaguá”, afirmou em nota o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.