A Volvo passa a oferecer ao setor de transporte o cavalo mecânico FH 8×2, o único a sair de fábrica com esta configuração de eixos. O cavalo mecânico FH 8×2 pode ser acoplado a uma carreta três eixos, configuração muito útil para transportar grãos, carga geral e combustíveis – este último com um tanque como implemento.
Segundo a empresa, o FH cavalo mecânico 8×2 tem dois eixos direcionais, o que facilita sua condução em áreas mais restritas. Ele pode transportar 54,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), ou 37 a 38 toneladas de carga líquida, dependendo do implemento.
A Volvo também está oferecendo de fábrica o 8×2 rígido, que pode ser acoplado a um reboque, a chamada composição Romeu & Julieta. Essa composição é destinada para o transporte de diferentes cargas, desde grãos até sucata, por exemplo.
Tem um PBTC de 56 toneladas, podendo transportar de 37 a 38 toneladas de carga líquida. O FH 8×2 rígido pode sair de fábrica equipado com motorização de 420cv, 460cv, 500cv, 540cv.
Suspensão a ar e freios a tambor
Outra novidade é a chegada de um cavalo mecânico 6×2 com suspensão a ar, equipado com freios a tambor ZCam e ABS. A suspensão a ar com freios a tambor complementa a oferta atual de veículos com suspensão pneumática e freios a disco com EBS (Electronic Brake System). É também uma opção para o caminhão com configuração de eixos 6×4.