A Mercedes-Benz do Brasil já constatou uma economia de 25% de combustível no test drive de longa duração que está realizando com o uso do sistema de gestão FleetBoard, com o extrapesado Actros 2546 6×2 “Estradeiro” pela BR 101.
“Na segunda-feira, 20, sétimo dia do percurso, o consumo médio do veículo, com 45.000 kg de Peso Bruto Total (PBT), chegou a 2,5 km/l, uma melhora de 25% sobre os 2,0 km/l do primeiro dia de viagem”, destaca informe da companhia.
Consumo de combustível, lubrificantes, filtros e freios são monitorados à distância, acompanhados pelos gestores da frota que podem auxiliar o condutor do veículo a corrigir problemas em tempo real.
“Nosso time se comunica com o motorista e reporta a ele os pontos de melhoria na condução”, diz André Weisz, gerente sênior do FleetBoard Brasil. “Eles fornecem dados e informações que auxiliam o condutor do veículo a alcançar um melhor desempenho, dirigindo de uma forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção”, diz.
No Projeto BR 101 de ponta a ponta, as informações sobre a posição e a performance do Actros são atualizadas a cada 10 minutos, sendo disponibilizadas no site do FleetBoard.
Na última terça-feira, 21, o Actros passou por Santos, no litoral paulista. O caminhão iniciou, no dia 14 de maio, um test-drive de longa duração pela BR-101 que percorrerá mais de 4.500 km em 11 dias.
O ponto de partida foi a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte, com previsão de chegada em São José do Norte, Rio Grande do Sul, após passagem por 12 estados brasileiros.
O longo percurso do Actros por uma das mais importantes rodovias brasileiras faz parte do projeto “BR-101 de ponta a ponta”, uma iniciativa da Editorial & Comunicação RQ, que conta com apoio da Mercedes-Benz.