A partir de outubro de 2019, a nova OEM chinesa Future Mobility Corporation (FMC) produzirá veículos elétricos sob a marca Byton nas instalações em Nanjing.
A start-up chinesa está investindo pesado em padrões de tecnologia de ponta para a fabricação de seus veículos e encarregou a Dürr para construir uma linha de pintura completa aos novos modelos Byton.
A nova linha de pintura foi projetada inicialmente para 150.000 veículos por ano, o equivalente a 30 unidades por hora e tem como característica uma redução de 20% no espaço ocupado e uso de tecnologias pioneiras – como a estufa EcoInCure, ideal para veículos elétricos.
O projeto da unidade já foi levado em consideração, pois a capacidade pode ser facilmente dobrada, destaca a FMC.
Como funciona a estufa
A Destá aplicando um novo conceito de secagem em que as carrocerias são aquecidas de dentro para fora por dois bicos de jato de ar por meio da abertura do para-brisa e dois bicos direcionados para a abertura do compartimento do motor – o que possibilita uniformidade de aquecimento.
Em comparação com estufas convencionais há uma melhoria significativa na qualidade do revestimento de acabamento e no desempenho do processo, uma vez que o aquecimento gerado de dentro reduz o risco de defeito de crateras.
Além disso, velocidades minimizadas de fluxo ao longo das superfícies recém-pintadas garantem aparência do revestimento de acabamento completamente uniformes.
A nova linha de pintura da Byton FMC inclui o processo rotacional de imersão RoDip® para pré-tratamento e eletrodeposição, já equipado para 60 unidades por hora, bem como toda a parte robótica e a tecnologia de aplicação para os processos de selagem e pintura.
O estágio de eletrodeposição usa o sistema energeticamente econômico e à prova de falhas EcoDC MACS – tecnologia que usa o controle modular do anodo para criar um perfil de tensão elétrica que se move com a carroceria.
Os robôs das cabines de pintura são equipados com a mais recente geração de atomizador EcoBell 3 e o sistema de separação a seco semiautomático (EcoDryX), que separa o excesso de tinta nas cabines de pintura de primer e revestimento de acabamento, não requer absolutamente nenhuma água nem produtos químicos. Essa tecnologia simples e robusta funciona com base em filtros de papelão.
A Dürr também está projetando um sistema de purificação de ar de exaustão a jusante feito a partir do sistema de concentração adsortivo (de VOC Ecopure® KPR), com purificação de ar de exaustão térmica combinada (usando o Ecopure® RTO).
O escopo de fornecimento do pedido feito no início de 2018 inclui alimentação de material PVC e tinta, ventilação da linha, proteção contra incêndio para os sistemas do processo e uma planta de osmose reversa para reduzir a dureza da água.
O ar de exaustão das estufas é purificado através do processo térmico recuperativo (Ecopure® TAR), que também fornece todo o calor para aquecer a estufa de forma energeticamente eficiente.
Apesar do equipamento extenso, o projeto da planta será muito compacto, economizando espaço. Isso porque a estufa transporta as carrocerias de forma transversal, reduzindo pela metade o comprimento em comparação aos sistemas convencionais.
Além disso, um armazenam central de baias altas economiza o espaço necessário para múltiplas reservas intermediárias e controle de fluxo de material inteligente. No geral, esse Eco + Layout da Dürr reduz o espaço ocupado pela linha de pintura em 20%.