A Ford deu início à produção do primeiro veículo totalmente elétrico feito na Europa, o Focus Electric, que será produzido na unidade alemã de Saarlouis. A previsão é de que esteja disponível aos consumidores europeus a partir de agosto próximo.
Desenvolvido como veículo global dentro do plano One Ford, e ao custo de € 16 milhões, o Focus Electric tem um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio que gera 143 cv e atinge a velocidade máxima de 136 km/h.
O modelo é equipado com um carregador de bordo totalmente integrado de 6,6 kW, que oferece uma autonomia de cerca de 100 km com carga de 2h00 ou 3h00, ou autonomia de 150 km com carga de 3h00 a 4h00 em uma fonte de 32 A. O tempo de recarga pode variar com as condições climáticas e uso do veículo, informa a Ford.
O condutor do Focus Electric tem à disposição um novo painel chamado SmartGauge, que calcula e informa a autonomia do veículo com a energia disponível, considerando o estilo de direção, dados de frenagem e aceleração e o uso de acessórios como ar-condicionado e sistema de som.
Ele também é equipado com um sistema sofisticado de frenagem regenerativa que recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem e com um sistema que orienta o motorista a usar o freio gradualmente de modo a gerar mais energia para a bateria.