A Ford está inovando na criação de seus carros. O nome da nova ferramenta se chama "3-D CAVE" (Computer Automated Virtual Environment), onde nos projetos são aprimorados com o uso de realidade virtual 3D.
Segundo a Ford, essa tecnologia permite testar e refinar milhares de detalhes do projeto de um carro novo, desde o tamanho e posição dos porta-copos até a visibilidade do vidro traseiro, sem ter de investir tempo e recursos na construção de múltiplos protótipos.
Uma das aplicações do sistema foi feito no modelo B-MAX, minivan compacta vendida na Europa, onde o 3-D CAVE testou a eficiência do sistema de portas traseiras corrediças com pilar central integrado, além do aprimoramento da visibilidade das janelas traseiras e dos limpadores tipo "borboleta", que se movem em direções opostas.
No Focus, o sistema permitiu aumentar a eficiência dos limpadores e para ampliar o espaço dos passageiros de trás, testando diferentes desenhos de bancos dianteiros e apoios de cabeça, além de avaliar o impacto do desenho da moldura das portas e para minimizar os reflexos nos vidros e mostradores.
Quando uma construção física é realmente necessária, a Ford usa impressoras 3D, que reproduzem formas complexas sobrepondo milhares de camadas ultrafinas de material. Os componentes criados dessa forma podem utilizar até três tipos diferentes de resina, com texturas diferentes, e medir até 700 milímetros.
"A impressão 3D permite criar todo tipo de formas complexas e componentes, que anteriormente exigiriam muitas horas de trabalho e recursos para a usinagem manual", diz Sandro Piroddi, supervisor de Tecnologias Rápidas da Ford Europa. "Ela tem um grande potencial na produção de veículos Ford no futuro."
Confira o vídeo ilustrativo da tecnologia:
[youtube height=”500″ width=”820″]http://www.youtube.com/watch?v=gD6X6Efkm0o[/youtube]