A Fórmula E será o principal campo de provas para o projeto de carros totalmente elétricos em desenvolvimento pela Porsche AG. A empresa está realinhando sua estratégia de atuação no automobilismo de competição internacional e focando-se na Formula E, a partir de 2019.
Esse realinhamento tem a ver com o programa Mission E, cujo objetivo é o desenvolvimento de veículos puramente GT e carros totalmente elétricos.
“A Porsche está trabalhando com conceitos de propulsão alternativos e inovadores. Para nós, a Fórmula E é o mais elevado ambiente competitivo para impulsionar o desenvolvimento de veículos de alta performance em áreas como compatibilidade com o meio-ambiente, eficiência e sustentabilidade”, diz Michael Steiner, membro do Conselho Executivo para Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG.
Após quatro anos altamente bem-sucedidos, três vitórias seguidas na 24 Horas de Le Mans e títulos de Campeã Mundial tanto para equipes como para pilotos em 2015 e 2016, a Porsche deixará a classe LMP1, mas manterá intacta a equipe (da LMP1), incluindo os pilotos de fá-brica.
Juntamente com incursões em outros campeonatos e a preparação intensiva para a Fórmula E, a Porsche está examinando outros campos de aplicação e áreas de desenvolvimento.
O que é a Fórmula E
A Fórmula E é o primeiro campeonato de corridas para carros puramente elétricos e foi lançada em 13 de setembro de 2014.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), organizou o campeonato para marcar um posicionamento a favor da eletromobilidade e garantir que mais jovens se entusiasmem pelo esporte motor.
Diferentemente de outros campeonatos, a temporada começa no outono e termina no verão europeus.
Os locais das provas são circuitos de rua especialmente desenvolvidos no coração de grandes cidades – isso significa que o esporte vai até os espectadores, e não o contrário.
A eletromobilidade desempenha um importante papel na mobilidade do amanhã, principalmente em ambientes urbanos.
Mission E
O carro-conceito Mission E tem dois motores elétricos (1, 2). A motorização de 800 Volts possibilita recarga rápida e grande alcance. A bateria de íon-lítio (3) integrada no fundo do veículo tem boa influência sobre a distribuição de carga e possibilita a recarga por meio de indução. A tomada de recarga convencional se encontra no para-lama (4) dianteiro esquerdo
Mais informações o Mission E