Em cinco anos, a frota de Veículos Urbanos de Carga (VUCs) apresentou evolução de 49,5%, aponta levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP).
Em 2008 a frota circulante desses veículos na Capital paulista somava 600.553 unidades ante 897.471 VUCs até julho de 2014. Em todo o Estado de São Paulo a evolução foi ainda mais significativa: aumento de 67,8%, passando de 1.718.354 para mais de 2,8 milhões de Veículos Urbanos de Carga em circulação.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, que promove a Movimat – Feira Internacional de Intralogística, feira que ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Entre os motivos dessa expansão da frota estão as crescentes restrições de tráfego a veículos pesados em grandes cidades brasileiras, fato que vem impulsionando o segmento de Veículos Urbanos de Carga (VUCs) – caminhões de pequeno porte (de largura máxima de 2,20m e comprimento de até 5,50m).
Para atender esse mercado, grandes empresas estarão presentes ao evento, entre elas a Kia Motors, que apresentará o modelo Kia Bongo em três versões. O veículo tem capacidade de carga de 1.812 kg, motor Euro 5 e transmissão de seis velocidades.
Outras novidades virão da Thermo-Flex, marca de implementos rodoviários que atua com baús refrigerados, baús carga seco, isolamento térmico e aparelhos de refrigeração com modelos que vão desde temperaturas positivas até -30ºC, e da Facchini, que vai apresentar a linha completa de produtos VUC para os transportadores que atuam no País.
A entrada no evento é gratuita para profissionais do setor pré-credenciados através do site www.expomovimat.com.br.