Veículos mais eficientes, aviões mais econômicos e menos poluentes e contínuo investimento em veículos elétricos estão entre os principais pontos do 5º Relatório Anual de Cidadania Global divulgado pela FedEX Express nesta sexta-feira, 24.
Entre as ações desempenhadas para alcançar seus objetivos a FedEx destaca ter ultrapassado a meta de aumento da eficiência energética de sua frota veicular em 20% até 2020, em comparação com a performance de 2005 e revisou essa meta para 30% até 2020.
Esse desempenho foi obtido a partir de iniciativas como: alocar o veículo certo para cada rota; comprar veículos com motores bem dimensionados, como a Sprinter, da Mercedes-Benz; incorporar veículos leves, aumentar a frota movida a combustíveis alternativos, incluindo a de modelos elétricos híbridos e totalmente elétricos.
Em relação à frota de aviões, a FedEx adicionou sete aeronaves Boeing 777, modelo que consome 18% menos combustível e possui maior capacidade de carga útil que o MD-11 que ele substituiu. Hoje, a empresa conta com 23 aeronaves Boeing 777, que servem 25 cidades ao redor do mundo, e pretende ter 43 unidades desse modelo em operação até 2023.
Outro objetivo da empresa é introduzir o Boeing 767 em sua frota no outono de 2013, o que contribuirá ainda mais para a conquista da nova meta de redução nas emissões das aeronaves. A FedEx mantém seu compromisso de ter 30% de todo o combustível usado pela empresa vindo de fontes alternativas até 2030.
Veículos elétricos
Em março último, a FedEx Express anunciou a entrada em operação de dez veículos elétricos nas ruas de Hong Kong – a primeira frota de veículos elétricos com emissão zero da FedEx na região Ásia Pacífico.
A empresa aumentou sua frota de veículos movidos a fontes alternativas de energia em 18% no ano fiscal 2012, composta por 364 veículos elétricos híbridos e 118 veículos totalmente elétricos. Até o momento, esses veículos já economizaram quase 1,9 milhão de litros de combustível e percorreram mais de 24 milhões de quilômetros.