Em informe ao mercado, a Genomatica destaca que as três companhias formalizaram um memorando de entendimento no sentido de criar uma parceria estratégica voltada à produção de butadieno a partir de matérias-primas renováveis.
O butadieno é uma das principais fontes para a extração da borracha sintética usada pela indústria de pneus e assemelhados de borracha e plásticos, como calçados, eletrodomésticos, asfalto, aditivos para óleos lubrificantes entre outros.
O objetivo das três gigantes do setor é desenvolver um processo que redunde na geração de um polímero de butadieno, mas a partir de biomassa.
Vale destacar que em 31 de maio deste ano a Bridgestone anunciou ter obtido sucesso com a polimerização de borracha sintética a partir do isopreno, algo que a Goodyear também destacou, em nota emitida ontem, 24, estar em seu radar de pesquisas e desenvolvimento.
A Versalis-ENI terá posição majoritária na joint venture que está sendo constituída e usará a tecnologia da Genomatica no processo de produção.
Segundo o documento, o abastecimento de butadieno a partir de biomassa é uma questão estratégica para os mercados globais, notadamente para os chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), onde a demanda por borracha vem crescendo de forma exponencial.
Para mais informações acesse:
Versalis to Partner with Genomatica and Novamont for Bio-based Butadiene.