Inaugurada em 20 de julho de 2000, a unidade fabril da General Motors, em Gravataí, no Rio Grande do Sul, comemorou a produção de 2 milhões de unidades na quinta-feira,13 – um Chevrolet Onix LTZ, às 10h45, marcou o número histórico da unidade, destaca informe da empresa.
A fábrica gaúcha da GM é a mais moderna e produtiva da montadora norte-americana no Hemisfério Sul e opera com base em sistemistas, 19 no total, que fazem parte do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag).
Em julho de 2010 a GM iniciou na unidade um segundo ciclo de expansão que levou em conta o Projeto Onix, cujo primeiro modelo foi lançado recentemente, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012.
O programa completo de investimentos iniciado em 2010 termina agora em 31 de dezembro, período em que a montadora investiu ali a soma de R$ 1,4 bilhão.
Para o Projeto Onix a base industrial foi ampliada em 74 mil metros quadrados – eram 216 mil metros quadrados antes da ampliação -, e a capacidade de produção deu salto de 230 mil unidades/ano, para as atuais 380 mil.
Além do Chevrolet Onix são produzidos na unidade gaúcha os modelos Celta e Prisma.
“Gravataí hoje representa nossas melhores operações e práticas. É uma unidade que desde o seu planejamento foi pensada para ser uma fábrica inovadora. Os números e os feitos por ela atingidos nos demonstram que este é um projeto de sucesso”, destacou em nota o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz.
Além de Gravataí, a GM produz veículos em fábricas instaladas em São Jose dos Campos e São Caetano do Sul (SP), conta com unidades de componentes estampados em Mogi das Cruzes (SP), Centro Logístico em Sorocaba (SP), Campo de Provas em Indaiatuba (SP) e Centro Tecnológico de Engenharia e Design em São Caetano do Sul (SP).