Uma das novidades a serem apresentadas pela Goodyear na Feira de Frankfurt (IAA – Internationale Automobil-Ausstellung) será o Goodyear’s Air Maintenance Technology, um sistema de controle de pressão dos pneus que pode auxiliar os donos de frotas a economizar mais combustível e reduzir a emissão de CO2.
Segundo informe da companhia, se a economia propiciada pelo equipamento chegar a 1% a economia chegaria a US$ 627 para um veículo que gaste 6,6 Km por litro e rode 100.000 milhas por ano.
O sistema da Goodyear permite a manutenção constante da pressão dos pneus e nem não necessita do uso de bombas externas ou de intervenções do motorista.
A empresa destaca que os pneus de caminhão trabalham com pressões muito superiores aos pneus de passeio, em média a 105 psi contra 32 psi de pneus de consumo, sendo que o controle de pressão para uma frota é muito mais desafiador do que o mesmo controle para um motorista de carro comum.
“Acreditamos que a aplicação de nosso sistema não apenas melhore o desempenho dos pneus, mas permite uma economia de custos para os frotistas e operadores logísticos, através da extensão da vida útil dos pneus e da maior economia de combustível”, disse em nota o diretor técnico da Goodyear Jean-Claude Kihn.
Os pneus protótipos usados dentro do contexto do Goodyear’s Air Maintenance Technology são fabricados na unidade de Topeka no Kansas (EUA), e a Goodyear prepara um grande ensaio – e futura comercialização – para frotistas a partir de 2013.