A Goodyear apresentou durante o Salão de Genebra um novo tipo de tecnologia, batizada de Air Maintenance Technology (AMT) ou Tecnologia de Manutenção de Ar –, que visa manter o pneu calibrado na pressão ideal mesmo quando ele estiver em movimento.
Além do quesito segurança, a solução pode resultar em economia de combustível e facilidade de manutenção. Todos os componentes da tecnologia AMT estão embutidos dentro do pneu e fazem o trabalho sem a necessidade de bombas externas de ar, por exemplo.
O AMT é um projeto desenvolvido em conjunto com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que em agosto do ano passado liberou uma linha de recursos da ordem de US$ 1,5 milhão ao Centro de Inovação da Goodyear em Akron (Ohio) para a realização de pesquisas e desenvolvimento da tecnologia para pneus de caminhões.
Segundo pesquisas realizadas pelo governo americano e pela indústria do setor, pneus calibrados corretamente podem refletir em redução entre 2,5% e 3,0% no consumo de combustível.
Assim como nos Estados Unidos, a Goodyear também obteve apoio do governo de Luxemburgo para a aplicação do sistema AMT, mas para pneus de veículos de passeio.
O trabalho, que pode ser visto na imagem, foi desenvolvido pelo Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg, em Luxemburgo.
Em tempo:
A Goodyear, em conjunto com a PPG Industries e o Setor de Tecnologia de Veículos do Departamento de Energia dos Estados Unidos também está desenvolvendo um projeto para aprimorar a resistência dos pneus ao rolamento e maior eficiência de combustível.
O objetivo do projeto é aumentar a eficiência média de consumo das frotas de veículos de passageiros por meio do uso de novas tecnologias para a banda de rodagem e o revestimento interno.