Recuperar a rentabilidade dos negócios no mercado norte-americano, ganhar (mercado) na China e dar continuidade ao sucesso tradicional da marca na Europa, Oriente Médio, África e América Latina, foram as três premissas básicas alinhavadas pelo presidente e CEO da Goodyear Tire and Rubber Company, Richard J. Kramer, durante encontro com acionistas nesta terça-feira, 17 de março.
Esses são os três pilares estratégicos de ação da empresa norte-americana para 2012 e, segundo Kramer, se desdobram em cinco áreas principais de execução, a saber:
1) Excelência na inovação;
2) Segmentação em mercados rentáveis;
3) Excelência operacional;
4) Investimentos;
5) Treinamento de equipes e composição de um quadro funcional composto pelos melhores talentos do mercado.
“Na medida em que executarmos essas cinco áreas iremos construir uma companhia mais forte, competitiva e robusta financeiramente”, disse o CEO em nota.
Kramer destacou aos acionistas da empresa que ainda há desafios a serem enfrentados, mas ressaltou que a empresa tem como fundamento a geração de valor sustentável e será rentável na medida em que se pautar pelos parâmetros estratégicos mencionados.
“Gerar fluxo de caixa positivo e retornar ao grau de investimento é o nosso destino”, disse Kramer ao ressaltar aos acionistas o fato de a Goodyear já ter obtido recorde de vendas em 2011, de US$ 22,8 bilhões, ou 21% acima do resultado de 2010.
O encontro anual com os acionistas realizado nesta terça-feira serviu como prévia para a apresentação dos resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre de 2012 que a Goodyear fará no próximo dia 27 de abril.