A Goodyear e a central de trabalhadores francesa CGT (Comite d'Etablissement d'Amiens Nord, em francês), chegaram a um acordo sobre as questões trabalhistas que afetam as operações da fábrica de Amiens, na França.
A Goodyear tem como intenção finalizar as operações das plantas locais – produtoras de pneus para veículos de passeio e segmento agrícola.
As negociações – cujo ápice da discordância passou pela ocupação da fábrica e o ‘sequestro’ de dois dirigentes da empresa no início do mês -, chegaram ao fim com o comprometimento da Goodyear em triplicar os valores de indenização para os trabalhadores que aceitarem o Programa de Demissões Voluntárias (PDV).
Declarações dadas por representantes sindicais ao jornal 'Le Figaro’, destacam que as indenizações vão oscilar entre € 60 mil e € 130 mil. Cerca de 1.200 trabalhadores seriam premiados com o acordo entre as partes.
Agências francesas destacam também que a partir da assinatura do acordo entre Goodyear e CGT, a Titan International volta a ter interesse na recuperação da unidade de pneus agrícolas, uma negociação que deve começar a ganhar corpo nos próximos dias, mas cuja posição da Titan seria a de operar a unidade com apenas 300 colaboradores. Nos bons tempos, as unidades de Amiens chegaram a ter 3.000 operários franceses.