Os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia e Minas e Energia, Moreira Franco, se reúnem nesta terça-feira, 22, às 9h00, com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para reunião técnica sobre a alta de preços dos combustíveis.
A decisão é fruto da reunião de emergência que envolveu o presidente e alta cúpula do governo, ontem, dia em que os caminhoneiros realizaram movimento de protesto em todo o país.
Ontem, antes de participar do encontro com o presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, informou que o governo estuda uma forma de tornar os preços dos combustíveis mais “previsíveis”.
O ministro lembrou que o Brasil adota uma política internacional de preços que acompanha as variações do dólar e do petróleo para definir o valor do combustível.
“Vamos analisar, ver o que é possível fazer. Nós temos uma política internacional de preços que a Petrobras acompanha diariamente. Com o dólar subindo e o petróleo subindo internacionalmente, por certo tínhamos que ter um aumento dos combustíveis. O que vamos tentar é ver se encontramos um ponto em que possa ter um pouco mais de controle nesse processo”, disse Padilha.
Já o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, apontou para a possibilidade de redução de tributos incidentes sobre os combustíveis, embora tenha destacado que o governo não tem ainda nenhuma decisão sobre o assunto.
Ontem, os caminhoneiros de todo o Brasil promoveram manifestações, com interdição de estradas federais em 13 estados. Segundo a Agência Brasil, Minas Gerais e Bahia tiveram o maior número de registros de paralisação.
Para esta terça-feira, a a Petrobras anunciou um novo aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços do diesel e da gasolina voltam a subir nas refinarias.
Segundo informações do site da Petrobras, a gasolina subirá 0,9% e o diesel 0,97%.
Com a alta, o preço da gasolina passará a custar R$ 2,0867, enquanto o do óleo diesel sobe para R$ 2,3716.
Este é o 11º aumento do preço da gasolina nos últimos 17 dias.
Com informações da Agência Brasil