O
Grupo BMW está na segunda etapa do processo de desenvolvimento de seus veículos autônomos, destaca informe da montadora. Ao todo são cinco fases, com a quinta e última – prevista a partir de 2030, quando o carro autônomo se movimentará completamente sozinho.
“A segunda etapa já foi atingida”, aponta a empresa. Nessa etapa, o motorista pode tirar as mãos do volante por um breve período de tempo sem comprometer o traçado do veículo.”
No próximo passo, o condutor poderá desviar completamente a atenção da pista para realizar outras tarefas, na medida em que o automóvel é auxiliado por câmeras em 360 graus que monitoram o movimento dos demais objetos e automóveis ao seu redor.
Na quarta etapa, o motorista poderá inclusive dormir em seu assento enquanto o veículo o conduz em segurança pela rota estipulada.
Na quinta e última etapa, que deve ocorrer a partir de 2030, o carro autônomo conseguirá se movimentar completamente sozinho, segundo as regras da via e condições de tráfego.
Nesse contexto, será dispensada a presença de um motorista, o qual prescindirá de habilitação específica e se tornará mais um dos passageiros do veículo.