O Grupo Ecorodovias – holding das concessionárias Ecovias, Ecopistas, Ecovia, Ecocataratas, Ecosul e Eco101, além de Elog e Ecoporto Santos– alcançou uma marca inédita no Brasil, em seu segmento: atingiu 100% na compensação nas emissões diretas de carbono, referente ao ano de 2013.
“Trata-se do primeiro grupo de concessões rodoviárias e logística a alcançar este feito, com as primeiras concessionárias neutras do país”, destaca o assessor de sustentabilidade do Grupo EcoRodovias, Artaet Martins.
Segundo ele, o resultado foi obtido por meio de compra e cancelamento voluntário de créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Kioto. O projeto escolhido para compensar as emissões de carbono foi o do Aterro de Manaus, onde o biogás é coletado e queimado, com alta eficiência, o que reduz as emissões do Gases do Efeito Estufa e ainda produz energia elétrica limpa.
Artaet Martins, destaca que a partir desse processo as concessões rodoviárias do grupo passam a ter todas as suas emissões de carbono compensadas dentro dos Escopos 1, 2 e 3 – ou seja, a iniciativa inclui tanto as emissões diretas quanto as indiretas. Elog e Ecoporto terão, nesta primeira fase, todas as emissões do Escopo 1 (diretas) neutralizadas. No total, a iniciativa representa a compensação de 22 toneladas de CO2 equivalente.
“O respeito ao meio ambiente e a busca de soluções que reduzam o impacto das atividades estão no DNA da empresa. Não é a toa que o nosso grupo chama-se EcoRodovias. Hoje, nosso programa de neutralização de emissão de carbono atinge um novo patamar de excelência, em que o Grupo torna-se uma referência no mercado. Seguiremos avançando. Zelar pelo meio ambiente é um compromisso inegociável”, diz Artaet.
1 comentário
A redução quando será feita? Compensar nada mais é que continuar emitindo CO2 e comprando créditos que tem processos mais eficientes. Seria interessante a empresa apresentar alternativas no sentido de reduzir as suas emissões. Isto sim seria um feito inédito.