O Grupo JCA – composto pela Auto Viação Catarinense, Viação Cometa, Auto Viação 1001 e Rápido Ribeirão Preto – anunciou nesta quarta-feira, 29, a aquisição de 73 ônibus Scania com carroceria Marcopolo, em um investimento aproximado de R$ 70 milhões.
Do lote total, 67 são chassis Scania K 440 8×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD e seis chassis Scania K 360 6×2 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200.
A ação faz parte do programa de renovação de frota do Grupo JCA, cuja intenção é chegar a uma frota com idade média de três anos em 2015.
Outro objetivo é se preparar para a mudança no regime da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de concessão para autorização das linhas interestaduais.
Segundo nota distribuída ao mercado, o membro do Conselho do Grupo JCA, Marcelo Antunes, destaca que o anúncio do governo federal (em junho de 2014) da mudança no regime das linhas da ANTT foi um fator decisivo para a estratégia da empresa.
Segundo o executivo, com as mudanças o passageiro volta a ser o protagonista do processo e a empresa pretende implantar novos serviços com essa frota, sendo uma delas o primeiro piso dos ônibus 8×2 DD onde o passageiro terá poltronas com inclinação de 180 graus.
“Estamos investindo a maior parte do montante no modelo K 440 8×2 Double Decker por ser o ônibus mais completo, seguro, confortável e dotado das melhores tecnologias disponíveis no mercado brasileiro. É o produto topo de linha”, aponta Marcelo Antunes em nota.
O Scania K 440 8×2 é o topo de linha da Scania no Brasil e oferece a melhor combinação para um conjunto Double Decker no mercado.
Seu chassi de quatro eixos pode ser usado em diferentes tipos de aplicações rodoviárias para médias e longas distâncias. O veículo conta com motor de 13 litros, 440 cv de potência, torque de 2.300 Nm e alia alto desempenho com baixo custo operacional e maior economia de combustível.
Já a versatilidade é a marca do Scania K 360 6×2, para linhas rodoviárias regulares interestaduais, fretamento ou no turismo para médias e longas distâncias.
O produto sai de fábrica com propulsor de 13 litros, 360 cv de potência e torque de 1.850 Nm, que proporciona excelente dirigibilidade e melhor tempo para ultrapassagens.
Para esse lote do Grupo JCA ambos foram equipados com sistemas de freios EBS (ABS mais controle de tração), câmbio automatizado Scania Opticruise de quarta geração, suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento que oferece ainda mais segurança , rodas de alumínio e Scania Driver Support (exclusiva tecnologia Scania que serve como um tutor eletrônico no painel, ajudando o motorista com dicas em tempo real para melhorar sua condução), além de freio auxiliar Scania Retarder, que permite realizar frenagens mais eficientes.