O Linglong Group Corporation, 20º maior fabricante de pneus do mundo, com US$ 1,35 bilhão em vendas totais no ano passado, está consolidando seu processo de internacionalização em duas frentes neste momento: a) analisando locais para construção de sua segunda fábrica fora da China (e a primeira na Europa), e, consolidando sua rede de distribuição e vendas na América Central e Europa.
Em relação à fábrica na Europa, quatro países disputam os investimentos programados pela companhia chinesa. Bélgica, República Tcheca, República Eslovaca e Sérvia acenam com subsídios e programas de incentivo para a instalação da planta chinesa em seus países.
O projeto chinês é ter três plantas industriais em operação na China e três em mercados internacionais. A primeira unidade fora da China já opera, desde 2014, na Tailândia. O objetivo da marca é ter uma capacidade de produção combinada – entre matriz e filiais equivalente a 90 milhões de pneus por ano. A nova fábrica na Europa será a segunda fora da dos domínios chineses.
Outra frente aberta pela Linglong se concentra no Nafta e Europa. Atendendo a um pedido da Volkswagen – para acelerar a cooperação global entre as duas empresas -, o Grupo Linglong está construindo uma rede de distribuição e vendas no México e na cidade de Luxemburgo. Isso está sendo feito através de duas subsidiárias: Elite Faith Mexico S.A e Linglong Luxembourg S.a.r.l.
Em outubro do ano passado, a Linglong tornou-se fornecedor global de pneus para a Volkswagen. É a primeira empresa fabricante de pneus da China e conquistar esse status.