O Grupo PSA Peugeot Citröen iniciou nesta quarta-feira, 30, a produção em série do Peugeot 208 junto ao centro de produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, um projeto que demandou R$ 800 milhões para sua viabilização.
“O lançamento local do modelo é um projeto que vem reforçar ainda mais a confiança de nosso Grupo no Brasil”, disse em nota o presidente mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën, Philippe Varin.
Segundo ele, o processo de internacionalização é parte intrínseca do projeto estratégico do Grupo PSA, cuja participação de veículos vendidos fora da Europa já representa 38%, ante os 24% registrados em 2009. “A meta é atingir 50% de participação das vendas fora da Europa e o Brasil é peça importante nesse sentido”, disse ele.
O Peugeot 208 utiliza a plataforma compacta mundial do Grupo PSA e conta com os novos motores flexfuel produzidos pela PSA Peugeot Citroën no Brasil.
O centro industrial
O lançamento realizado hoje está dentro do programa de investimentos desenhado pelo grupo automotivo francês para o período de 2010 a 2015.
No caso do centro de produção de Porto Real, está passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade ampliada de 29 veículos por hora para 40 veículos por hora, o que representa um salto de 150 mil para 220 mil unidades por ano.
A fábrica de motores também teve sua capacidade de produção ampliada de 220 mil para 280 mil motores/ano. Ela é responsável pela produção dos motores 1.4, de 8 válvulas, 1.5, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina.